segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Açaí

O Açaí, Sua História e Seu Papel na Nutrição



O Euterpe oleracea Mart. ou açaizeiro é uma palmeira cujo fruto é o Açaí. É uma espécie nativa da Amazônia, encontrada em terrenos de várzea, igapós ou terra firme. No Brasil, consome-se o palmito de açaizeiro ou mesmo o fruto, que é utilizado na forma de sucos, vinhos, sorvetes, cremes ou mesmo na forma in natura (Silva e Silva et al, 2007). O açaizeiro pode ser utilizado não só na alimentação, mas também na produção de celulose, fabricação de ração animal, medicina caseira e corante natural. No entanto, o fruto e o palmito (substituto do palmiteiro) são o potencial econômico deste vegetal.



A obtenção da polpa do fruto é feita de forma artesanal e com baixo índice tecnológico. Esmaga-se e filtra-se o fruto, através de peneira fina, utilizando-se água em quantidades variadas, dependendo do produto desejado (Pereira et al, 2002).



Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.


A produção de Açaí no Amazonas está na ordem de 1.100 toneladas, com valor de aproximadamente R$635mil por ano, segundo dados do IBGE em 2002. Mas o cultivo deste alimento tem saído dos limites da Amazônia, e crescido em outras regiões do Brasil, e o Pará é o principal produtor atualmente



O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. De acordo com Pereira et al (2002) a polpa do açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% polinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.



Informações nutricionais por 100g de polpa de açaí
Calorias 490kcal
Proteínas

13g
Lipídios
48g
Açúcares totais
1,5g
Fibra


34g



Cálcio
286mg


Ferro
1,5g


Potássio
932mg


Fósforo
124mg



Magnésio

174mg

Vitamina E

45mg


Fonte: Embrapa, 2007






O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.


A pasteurização (procedimento para esterilização por aquecimento e resfriamento rápido do líquido) da polpa de açaí é imprescindível para a segurança do produto, visto que doenças por protozoários podem ser transmitidas devido à falta deste cuidado. A Doença de Chagas é um exemplo. Transmitida pelo inseto barbeiro, o protozoário Trypanossoma cruzi, entra na corrente sangüínea causando infecções e até morte. O barbeiro faz ninho nas folhas do açaizeiro e quando é feita a colheita, o inseto é levado junto com o fruto e triturado na produção da polpa. Estima-se que, a cada ano, 33 mil pessoas sejam infectadas pela doença, principalmente na ingestão de açaí ou caldo de cana. A maior incidência está no norte do país, região onde o consumo de açaí é alto (Jornal UnB, 2005; Jornal UNICAMP, 2005).



Desta forma, a pasteurização do açaí antes da sua venda é necessária, visto que só o congelamento do produto não mata o protozoário. É preferível, portanto, não comprar a polpa de açaí se não souber se esta sofreu a pasteurização.



O açaí é uma gostosa mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídeos), devendo ser consumido em quantidades moderadas.





quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Cor do Verão: Como a Nutrição Pode Ajudar no Bronzeado

Com a chegada da estação mais quente do ano, os ânimos se elevam e a vontade de estar com corpo bronzeado também aumenta. É tempo de sol, praia e piscina e por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.







Muito se fala sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e as pessoas acabam se esquecendo de que o sol é um grande aliado do nosso organismo. São os raios ultravioletas B os responsáveis pela transformação da 7-dehidrocolesterol em colecalciferol, a forma da vitamina D que é absorvível pelo organismo. (BANDEIRA et al., 2006). A vitamina D, juntamente com o cálcio e o fósforo, é responsável pela manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é essencial para a diferenciação celular, para a manutenção funcional das membranas, assim como para as funções de vários órgãos , inclusive pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireóide e sistema imunológico. (MAHAN e STUMP, 2005)






No entanto, é bem verdade que o sol também pode levar a efeitos deletérios ao homem. A exposição excessiva causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.






É possível adquirir um bronzeado sem agredir a pele e a saúde?






A nutrição pode ser aliada à beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro.






Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais e os seus respectivos benefícios:






•Carotenóides: são pigmentos de plantas, amarelos, laranjas e vermelhos. Há mais de 600 encontrados naturalmente. Estudos têm mostrado um efeito fotoprotetor, reduzindo a sensibilidade da pele às queimaduras solares (BOELSMA et al., 2001; ALALUF et al., 2002). Este efeito pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina.


Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) - cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.






•Vitamina A: atua na produção de pigmentos visuais, diferenciação celular, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Essas funções podem ser satisfeitas com a ingestão de carotenóides (pró-vitamina A).


Fontes alimentares: origem animal, fígado, leite e ovos.






•Vitaminas C e E: poderosos antioxidantes, reduzem o efeito do oxigênio livre (radicais livres) produzidos pela radiação solar. Retardam o envelhecimento da pele.


Fontes alimentares: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).






E como agem as cápsulas que são vendidas em farmácias? Funcionam?

Estudos propõem que o uso de cápsulas e/ou suplementação de carotenóides e vitaminas (A, C e E) possam atuar na foto proteção, com diminuição do grau de vermelhidão após a exposição solar e manutenção de uma pele mais saudável e jovem.






Em um estudo, pacientes ingeriram cerca de 3mg de caroteno e 3mg de licopeno e não apresentaram descoloração da pele quando comparados ao grupo controle sem suplementação (GOLLNICK et al).






Assim, a exposição moderada ao sol, sobretudo evitando os horários compreendidos entre 10 e 16 horas traz benefícios à saúde e ainda auxilia o bronzeado tão desejado no verão. Associe aos ao banho de sol, uma dieta com alimentos ricos em vitaminas com propriedades antioxidantes (C e E) e ricos em carotenóides, que irão conferir proteção à sua pele e bronzeamento gradativo com foto proteção.





sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tire Todas as Suas Dúvidas Sobre a Água

Tire Todas as Suas Dúvidas Sobre a Água


Por que a água é vital para o organismo?


A água é essencial para que outros nutrientes funcionem apropriadamente dentro do corpo.

As principais funções são:
•Fornecer material as células e proteger os tecidos corporais;
•Controlar a pressão do corpo, ou seja, a manutenção do balanço apropriado entre a água e os eletrólitos;
•Fazer parte do sangue. É o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células. É também transportadora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins;
•Participar das funções dos nossos sentidos como, por exemplo, visão e audição. Os olhos também são envolvidos por líquidos, que refletem a luz;
•Regular a temperatura corporal. A água é o maior constituinte do suor. Através da evaporação da pele, ocorre a dissipação do excesso de calor.


Quanta água circula no corpo?
Em média, possuímos 70% de água no nosso organismo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg, deve ter mais ou menos, 42 L de água em sua constituição.

Quanta água é gasta normalmente em um dia?

Excreção


Urina 1200 ml


Fezes 100 ml


Suor 400 ml


Pulmões 300ml


Total 2000 ml



Qual é a ingestão diária de água indicada

Aproximadamente 2L, o que representa 8 copos médios.




Chás e sucos são substitutos?
Sim, mas é válido lembrar que sucos, além de água também tem calorias. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeinado, que são ótimos hidratantes.


Boas opções para sua hidratação: sucos diluídos em água (maracujá, abacaxi, caju, etc), sorvetes de frutas, café ou chá descafeinados, sportdrinks, limonada, sopas, chás de ervas, frutas e hortaliças aquosas.






O que e melhor: água fervida, filtrada, mineral, aromatizada?
Todos os tipos de água são bons, contanto que estejam livres de microorganismos e contaminantes. Deve ser fervida ou filtrada.

As águas minerais tem propriedades?
Água mineral contém no mínimo 500mg de minerais por litro, mas não possui nenhuma propriedade especial. Água mineral com gás, assim como todas as bebidas gaseificadas, são contra-indicadas para pessoas com distúrbios gastro-intestinais, pois, na maioria dos casos, elas contribuem para agravar o problema. A água sulfurosa ou alcalina sulfídrica, brota de fontes termais e tem a propriedade de ser anti-ácida, laxante e desintoxicante. É indicada para gastrite, úlceras e prisão de ventre.





E se a pessoa não tem uma boa hidratação, quais as conseqüências/complicações?

As situações são diversas: intestino preso, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Em casos extremos, pode levar até a morte.






E os casos de quem tem a ingestão de água limitada como, por exemplo, quem faz diálise?


Os pacientes em diálise possuem insuficiência renal, ou seja, o rim não trabalha direito, e com isso, existe a dificuldade de excreção da água. Se o paciente ingere quantidade acima da capacidade de excreção, ele retém desencadeando edema (inchaço).






O excesso de água pode prejudicar?
O excesso de água será eliminado pelos rins, não chega a ser prejudicial, apenas uma sobrecarga para o sistema renal. Em casos extremos o excesso pode provocar um sério desequilíbrio de vitaminas e minerais. A pessoa deve deter-se a tomar a quantidade adequada de acordo com sua necessidade.






Quais os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de comprar a água?


A água deve manter suas características organolépticas, ou seja, deve estar inodora, insípida e incolor. Portanto, na hora de comprar, lembre-se sempre de conferir essas características. É importante também observar o estado de conservação das embalagens e se a garrafa ou copo está devidamente lacrada.






O que fazer para aumentar a minha ingestão de água?


•Obrigue-se a tomar água;

•Deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc;


•Acompanhe todas as refeições e lanches com um pouco de água (nessa ocasião, no máximo um copo, pois o excesso pode atrapalhar a digestão);

•Observe sempre a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de se tomar água;






Comece o dia com um copo de água... e nunca chegue ao final dele com menos de 8 copos...