Olá amigos, seguidores e pacientes.
Diante da reportagem mal dada pelo fantástico sobre a caralluma, achei um post, com embasamento científico e resolvi colocar a disposição de vocês, visto que sei que haverá muitas dúvidas (com sentido) sob o seu uso.
Desde as especulações sobre sua utilização por Ivete Sangalo até notícias diárias sobre ela, bem como sua intensa manipulação por farmácias e indústrias de suplementos e fitoterápicos.
A relação entre “novas descobertas sobre novas substâncias” e “comprovação científica” é muita das vezes inversamente proporcional. E tudo que é novo gera dúvidas.
Portanto, aqui estamos na sessão “Hall Científico” para discutirmos sobre a parte científica da Caralluma.
A primeira coisa que gostaria de pontuar é que às vezes ouvimos a seguinte frase “não há comprovação científica” e devemos ter cuidado ao utilizá-la, pois muitas das vezes não existem pesquisas cientificas e artigos publicados sobre uma nova substância no Brasil, porém podem existir artigos científicos públicos em outros países, e por isso devemos ficar atentos com certas afirmações.
E acredito que este seja o caso da Caralluma, pois procurei nas minhas fontes brasileiras possíveis e não encontrei artigos científicos brasileiros sobre ela publicados. Porém quando procurei por artigos e estudos científicos publicados na Índia, encontrei uma variedade significativa.
Não é de se assustar visto que a história da Caralluma é comumente relacionada à Índia.
Caralluma é uma planta suculenta da família Apocynaceae.
Fatos históricos dizem que caçadores indianos usavam a Caralluma para se alimentar e suportar os dias de caça. Comumente utilizada durante séculos nas comunidades rurais da Índia, tanto como vegetal tanto quanto preservada em conserva ou em molhos. É encontrada ao longo das estradas na Índia, como vegetação rasteira, e também como demarcação de fronteira, como arbustos.
É utilizada como alimento portátil e para matar a sede. E também por sua possível habilidade de diminuir a fome e o apetite e aumentar a resistência.
Os componentes fitoquímicos da planta são Bitter Principles, Pregnane Glycosides, Flavone Glycosides, Megastigmane Glycosides, Saponins, etc.
O Estudo:
Effect of Caralluma Fimbriata extract on appetite, food intake and anthropometry in adult Indian men and women (link)
Rebecca Kuriyan, Tony Raj, S.K. Srinivas, Mario Vaz, R. Rajendran and Anura V. Kurpad
O artigo relata que fizeram o teste com um grupo experimental que ingeriu 1g de Caralluma e um grupo controle que ingeriu Placebo, sendo que todos participantes possuíam características antropométricas semelhantes, como IMC superior a 25 e faixa etária. A ambos os grupos foram dadas sugestões e orientações para uma melhor alimentação e uma rotina de exercícios.
No resultado ressaltaram que o grupo experimental obteve uma perda significativa de circunferência da cintura e no apetite quando comparados com o grupo controle.
Porém, embora tenha havido uma tendência para uma maior redução do peso corporal, índice de massa corporal, circunferência do quadril, gordura corporal e ingestão energética entre os momentos de avaliação no grupo experimental, estes não foram significativamente diferentes entre os grupos experimental e placebo
E o estudo concluiu que Caralluma em extrato parece suprimir o apetite e reduzir a circunferência da cintura quando comparados com placebo durante um período de dois meses.
Análise do Hall da Nutrição:
O estudo ressalta que os participantes de ambos os grupos tiveram orientações para uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos, mas os pesquisadores não tiveram um controle dessas variantes e não padronizaram estes procedimentos. Então não se sabe quais participantes melhoraram sua alimentação e praticaram exercícios físicos.
Tal fato nos da margem para dizer que a Caralluma não é uma substância milagrosa como várias notícias tendem a mostrar, porém se administrada em conjunto com um plano alimentar equilibrado e controlado, e associado à atividade física, ela pode pontecializar os resultados esperados.
Visto que mesmo sem a padronização e o controle da alimentação do grupo experimental, eles conseguiram reduzir a circunferência da cintura, o que pode indicar eliminação de gordura, e relataram uma diminuição significativa do apetite, o que auxilia na redução de peso e maior controle quanto a sua ingestão energética.
Dessa forma, concluímos que a Caralluma pode ser um fitoterápico que auxiliará seu plano alimentar e atividade física, potencializando os resultados.
Ponto para a Caralluma.
Lembre-se de consultar seu nutricionista, médico e outros profissionais da área da saúde, e nunca se automedique.
Ressaltamos que as características bioquímicas de cada pessoa podem interferir na obtenção de resultados esperados e na ação de substâncias fitoterápicas. Por isso a importância de um acompanhamento personalizado para cada indivíduo
Esse texto foi retirado do site: http://www.alexandremourao.com.br/?p=393 (Em agradecimento)
Fiquei olhando o fantástico e não esplicaram nada sobre a Caralluma só que não tem registro na ANVISA, porém o outro tem registro mas possui substancias quimicas perigosas pra saúde, a conclusão que cheguei é que qualquer remédio que tem o selo da ANVISA pode ser falsificado porque não fazem testes, só aceitam os documentos, se estão ok tudo bem, me decepcionei.
ResponderExcluirÓtimo teu esclarecimento, parabéns Lorena.
Helen
adorei sua matéria, muito esclarecedora, estou num processo de reeducação alimentar com acompanhamento médico e ja encomendei a caralluma, no final é muito dificil perder peso, faltam apenas 3 pra eu chegar em minha meta e espero q a caralluma me ajude, pratico caminhada, corrida e bike. meu nome é joyce. obrigada.
ResponderExcluirja tomei caralluma 1 mes e nao vi nenhum resultado e uma decepçao
ResponderExcluirNossa,parabens por essa materia muito boa mesmo. Estou com planos para usar a caralluma espero que me sinta bem,porque sei que nao e milagre e sim uma ajuda para suprir a fome. Obrigada pelos esclarecimento.
ResponderExcluirComecei tomar caraluma ontem e já sinto o resultado,realmente tira a fome e dá uma disposição incrível, posso dizer que é um verdadeiro milagre da natureza essa planta.Já estava fazendo dieta com aconpanhamento de nutricionista e tinha perdido 9 kilos em 6 meses,agora com a caralluma perderei muito mais em menos tempo.Graças à DEUS.
ResponderExcluirAngelica
ResponderExcluiroi eu ja tomei caralluma e realmente funciona. reduziu o apetite eu perdi peso sem fazer exercicios. isso ja faz um ano. agora estou malhando e quero ver se tomo novamente a caraluma.
por mim esta aprovada nao senti nenhum efeito colateral.