quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mitos e verdades sobre alimentação - Parte 1



Os mitos são narrativas de caráter simbólico, geralmente ligados às questões socioculturais de determinada sociedade, e que servem para justificar fatos da realidade. Temas relacionados à alimentação e aos cuidados com a saúde estão sendo cada vez mais discutidos em todo o mundo e despertam a curiosidade e o interesse das pessoas. Muitas informações são passadas de gerações em gerações, mas não possuem comprovação científica ou até mesmo já foram desmistificadas ou comprovadas pela ciência.



Mas e você, sabe o que é verdade e o que é mito em relação à alimentação? Confira abaixo algumas das questões e dúvidas mais comuns sobre o tema:

 
Fazer as refeições assistindo TV engorda?
VERDADE. Muitas vezes, ao fazermos as refeições assistindo televisão (ou até mesmo jogando videogame ou usando o computador), nossa atenção é desviada da comida para a programação da TV. Assim, é mais difícil perceber o que estamos comendo e a quantidade, podemos ingerir então mais comida do que o necessário para saciar a fome, o que pode contribuir para o aumento do peso. Portanto, é importante reservar um horário para as refeições, além de fazê-las sentado à mesa, prestando atenção no que se está comendo.

Tomar leite antes de deitar ajuda a dormir melhor?
VERDADE. O leite é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que proporciona relaxamento muscular e induz ao sono. Os derivados do leite, como queijo e iogurte, também são ricos em triptofano e podem ser uma boa opção para o período noturno. Neste período, prefira os iogurtes desnatados e isentos de açúcar e queijos magros, com baixo teor de gordura, como ricota e cottage.

Chocolate provoca espinhas?
MITO. Ainda não existe nenhum estudo científico que comprove a relação do consumo de chocolate com o aparecimento de espinhas. Porém, muitas pessoas relatam piora da acne após o consumo de chocolate. Portanto, pelo sim ou pelo não, o melhor é observar as reações do seu organismo diante do consumo de chocolate, e decidir se é melhor comer ou não o doce.






Beber líquido durante as refeições engorda?
VERDADE. A ingestão de líquidos durante as refeições colabora para uma expansão gástrica, ou seja, quanto maior o volume de líquido ingerido maior é a dilatação do estômago. Assim, se o consumo excessivo de líquido durante as refeições se torna um hábito, com o tempo será necessário consumir mais alimentos para saciar a fome, o que, consequentemente, irá contribuir para o aumento do peso. Além disso, com exceção da água, as bebidas também possuem calorias, o que ajuda a aumentar o valor calórico da refeição. O melhor é não beber durante as refeições, mas, se você não dispensa esse hábito, não irá fazer mal se você ingerir no máximo 1 copo americano de líquido junto à comida. É importante dar preferência às bebidas não gaseificadas, como água e sucos naturais de frutas, já que as bebidas com gás provocam uma distensão ainda maior do estômago.






Ficar sem jantar emagrace?
MITO. No início ficar sem jantar pode até ajudar a emagrecer, já que você estará comendo menos e ingerindo menos calorias do que o habitual. Mas com o tempo, ficar um período de tempo grande sem comer pode deixar o metabolismo mais lento, provocando o aumento do peso. Além disso, quando não fazemos uma refeição, normalmente ficamos com mais fome e acabamos comendo mais na refeição seguinte. Portanto, pular refeições e ficar muito tempo sem comer pode colaborar para o ganho peso e não para emagrecer, ao contrário do que se pensa. Por isso, o melhor para perder ou manter o peso é reduzir a quantidade de cada refeição e aumentar o fracionamento da dieta, fazendo de 4 a 6 refeições por dia e mantendo uma alimentação saudável.






Muitas vezes alguns mitos relacionados à alimentação, se levados a sério, podem prejudicar a saúde das pessoas ou até mesmo provocar um efeito contrário do pretendido, principalmente àqueles relacionados ao emagrecimento. Portanto, antes de tomar alguma decisão a respeito de sua alimentação, tenha certeza de que a informação é verdadeira, procure um profissional e esclareça todas as suas dúvidas!











Um comentário:

  1. que eu saiba.. líquido durante as refeições n engorda, somente torna o processo de digestão mais lento, mas de uma forma ou de outra vai digerir.

    ResponderExcluir