A glutamina é o aminoácido não essencial mais abundante existente nos músculos e no sangue, apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica. Exercícios vigorosos requerem glutamina em vários órgãos, portanto, a suplementação de glutamina tem um papel importante durante a prática de esportes.
A glutamina tem uma estrutura única consistindo em 19% de nitrogênio que o torna o transportador primário de nitrogênio para a célula do músculo. É responsável por 35% do nitrogênio que chega às células de músculo onde é sintetizado para crescimento.
Muitos estudos clínicos mostraram que a suplementação com Glutamina produz os seguintes benefícios:
- Aumenta a Síntese de Proteína (Construção de Músculo): Glutamina poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover glutamina para outras células no corpo, assim permitindo que o tecido muscular use glutamina para sintetizar tecido muscular novo.
- Diminui o Catabolismo (A Quebra de Tecido Muscular): Catabolismo acontece quando Glutamina deixa o músculo e leva as células a descarregar água e se tornarem desidratadas. Suplementação com Glutamina assegura que os altos níveis de Glutamina dentro das células sejam mantidos o que significa que não ocorre descarga de água ou catabolismo.
- Impede o esvaziamento de Glutamina nos músculos depois de exercícios: Sob períodos de tensão, incluindo treinamentos duros e intensivos, seu corpo pode não conseguir fabricar toda Glutamina que requer. Estudos mostraram que a suplementação com Glutamina é eficaz na substituição destes níveis decaídos.
- Eleva os Níveis de Hormônio do Crescimento: Foi provado que suplementação com Glutamina pode ter um efeito positivo em níveis de hormônio de crescimento. Um recente estudo mostrou que uma pequena dose oral de 2 gramas de Glutamina causou um aumento do nível de hormônio do crescimento maior que 430%.
- Ajuda o Sistema Imunológico: Glutamina pode melhorar a função do sistema imunológico e pode reduzir a incidência de doenças. Durante períodos de tensão ou doença, o metabolismo da glutamina é aumentado para promover um ótimo sistema imunológico funcionando.
É também interessante citar sua importante função como minimizadora dos efeitos da síndrome do overtrainning (OTS). O que é a OTS? Ela pode ser definida como uma fadiga prolongada presente após atividades muito rigorosas, períodos de treinos muito pesados e descansos insuficientes ou incompletos, levando a uma incidência maior de infecções nesses períodos.
Sugestão de produto:
Glutalean® Recovery 100% Pure L - Glutamine / Labrada
Bibliografia:
1. BILL, Phillips Sports Supplement Review 3rd Issue, Copyright, Golden, 1997.
2. BALCH, F. James, BALCH, A.Phyllis, Prescription for Nutritional Healing 2ª edition, Copyright, USA, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário