quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Cor do Verão: Como a Nutrição Pode Ajudar no Bronzeado

Com a chegada da estação mais quente do ano, os ânimos se elevam e a vontade de estar com corpo bronzeado também aumenta. É tempo de sol, praia e piscina e por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.







Muito se fala sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e as pessoas acabam se esquecendo de que o sol é um grande aliado do nosso organismo. São os raios ultravioletas B os responsáveis pela transformação da 7-dehidrocolesterol em colecalciferol, a forma da vitamina D que é absorvível pelo organismo. (BANDEIRA et al., 2006). A vitamina D, juntamente com o cálcio e o fósforo, é responsável pela manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é essencial para a diferenciação celular, para a manutenção funcional das membranas, assim como para as funções de vários órgãos , inclusive pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireóide e sistema imunológico. (MAHAN e STUMP, 2005)






No entanto, é bem verdade que o sol também pode levar a efeitos deletérios ao homem. A exposição excessiva causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.






É possível adquirir um bronzeado sem agredir a pele e a saúde?






A nutrição pode ser aliada à beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro.






Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais e os seus respectivos benefícios:






•Carotenóides: são pigmentos de plantas, amarelos, laranjas e vermelhos. Há mais de 600 encontrados naturalmente. Estudos têm mostrado um efeito fotoprotetor, reduzindo a sensibilidade da pele às queimaduras solares (BOELSMA et al., 2001; ALALUF et al., 2002). Este efeito pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina.


Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) - cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.






•Vitamina A: atua na produção de pigmentos visuais, diferenciação celular, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Essas funções podem ser satisfeitas com a ingestão de carotenóides (pró-vitamina A).


Fontes alimentares: origem animal, fígado, leite e ovos.






•Vitaminas C e E: poderosos antioxidantes, reduzem o efeito do oxigênio livre (radicais livres) produzidos pela radiação solar. Retardam o envelhecimento da pele.


Fontes alimentares: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).






E como agem as cápsulas que são vendidas em farmácias? Funcionam?

Estudos propõem que o uso de cápsulas e/ou suplementação de carotenóides e vitaminas (A, C e E) possam atuar na foto proteção, com diminuição do grau de vermelhidão após a exposição solar e manutenção de uma pele mais saudável e jovem.






Em um estudo, pacientes ingeriram cerca de 3mg de caroteno e 3mg de licopeno e não apresentaram descoloração da pele quando comparados ao grupo controle sem suplementação (GOLLNICK et al).






Assim, a exposição moderada ao sol, sobretudo evitando os horários compreendidos entre 10 e 16 horas traz benefícios à saúde e ainda auxilia o bronzeado tão desejado no verão. Associe aos ao banho de sol, uma dieta com alimentos ricos em vitaminas com propriedades antioxidantes (C e E) e ricos em carotenóides, que irão conferir proteção à sua pele e bronzeamento gradativo com foto proteção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário