quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cranberry e Infecções do Trato Urinário: Qual a Ligação?

Cranberry e Infecções do Trato Urinário: Qual a Ligação?


A cranberry é uma fruta muito popular nos Estados Unidos, cultivada principalmente nas partes frias do Hemisfério Norte. Atualmente, um aumento expressivo de seu consumo tem sido observado no mundo, especialmente nos Estados Unidos e alguns países da Europa. No Brasil, embora ainda difícil de ser encontrada, seu consumo na forma de sucos industrializados, cápsulas importadas e polpa da fruta congelada tem aumentado nos grandes centros. A tradução de cranberry para o português é Oxicoco.

Tamanha popularização da cranberry tem sido atribuída a uma potente ação antioxidante capaz de prevenir inúmeras doenças, especialmente as infecções de repetição do trato urinário. A seguir, destacaremos o valor nutricional da cranberry, seus efeitos na saúde e possíveis contra-indicações relacionadas ao seu consumo.

Valor nutricional da cranberry
Do ponto de vista nutricional, a cranberry apresenta níveis moderados de vitamina C, fibras e manganês, e quantidades menos significativas de outros nutrientes. Já as quantidades dos antioxidantes luteína e zeaxantina são consideradas apreciáveis. A cranberry crua ou seu suco é considerada ainda uma fonte abundante dos flavonóides antocianidina, cianidina, peonidina e quercetina.

Efeito da cranberry na saúde

A cranberry é considerada uma grande fonte de polifenóis, fitoquímicos antioxidantes que têm sido alvo de inúmeras pesquisas que mostram benefícios na saúde cardiovascular, sistema imune e como agentes anticancerígenos (4,5). No entanto, sua ação no trato urinário e capacidade de inibir as cistites de repetição é que mais tem chamado a atenção da literatura científica.






Os flavonóides antocianidina, cianidina, peonidina e quercetina têm um efeito ainda desconhecido na saúde humana, mas uma potente ação antioxidante contra o câncer em trabalhos in vitro. Contudo, a ação em humanos, que ainda não foi comprovada, mostra uma pequena absorção pelas células humanas e rápida eliminação do sangue(1,2).






Infecções no trato urinário e propriedades da cranberry
Estudos da literatura têm demonstrado um benefício potencial do consumo do suco de cranberry contra as infecções bacterianas do trato urinário. Estes efeitos ocorrem a partir de um componente do suco capaz de inibir a adesão e proliferação das bactérias na bexiga e na uretra, especialmente a Escherichia coli, bactéria responsável por aproximadamente 75% das cistites. A cranberry supostamente inibe a expressão de fimbrias da E.coli. Diversos estudos indicam que o consumo diário do suco de cranberry, por períodos de três meses a um ano, reduziu a recorrência de infecções no trato urinário em relação ao placebo, sendo que alguns estudos também mostram a eficácia em crianças . Em abril de 2004, a agência de saúde do governo francês que regula a produção de alimentos e medicamentos (AFSSA), aprovou o suco de cranberry como um agente antibacteriano para a saúde do trato urinário .


Aplicações similares em outros ensaios clínicos com ingestão de suco ou cápsulas de cranberry em pacientes com bexiga neurogênica e cateterismo vesical, condições que estão associados ao aumento da suscetibilidade a infecções urinárias, não tem comprovado a eficácia da cranberry .



É importante ressaltar que, apesar da promessa de atividade antibacteriana, o consumo de suco de cranberry a longo prazo tem evidências limitadas para os benefícios contra infecções no trato urinário em mulheres.



Possíveis contra-indicações
Em 2004, um alerta do Comitê de Segurança em Medicina do Reino Unido que lida com segurança de medicamentos, aconselhou que pacientes que usam o medicamento warfarina não devem ingerir suco de cranberry, pois reações adversas, como o aumento da incidência de machucados, foi reportado nesses pacientes, possivelmente pela presença natural de ácido acetilsalicílico em plantas ricas em polifenóis, como é o caso da cranberry. Contudo, estudos de caso e estudos pilotos realizados entre 2006 e 2008 têm falhado em confirmar tais efeitos, indicando que não houve interações significantes entre o consumo de 250 ml de suco de cranberry e utilização da warfarina na população em geral.

Sucos que podemos encontrar:














Os sucos variam entre R$9,00 a 15,00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário