quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Açúcar Pode Estar Relacionado à Redução de Aprendizado e Memória


O alto consumo de alimentos ricos em açúcar pode atrasar o aprendizado e diminuir a memória, enquanto o consumo de ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a compensar esses problemas, diz estudo.



O estudo, publicado no Jornal de Psicologia, sugere que uma dieta composta por muita frutose, deixa o cérebro mais devagar e atrapalha a memória e o aprendizado. Entretanto o estudo também diz que o consumo de ácidos graxos ômega-3 pode neutralizar o efeito.



Fernando Gomez-Pinilla, da Universidade da Califórnia-Los Angeles (UCLA), demonstra no estudo realizado com ratos, que os alimentados com dieta rica em frutose tiveram dificuldades em se lembrar de caminho em um labirinto, e já os que foram alimentados com frutose e ômega-3 aprenderam mais rápido e se lembraram por mais tempo do caminho.



Os ratos alimentados somente com frutose tiveram declínio na atividade sináptica, que é a capacidade das células do sistema nervoso se comunicarem com outras, interrompendo a habilidade dos ratos pensarem claramente e lembrarem do caminho do labirinto, que eles aprenderem 6 semanas antes do teste. O ômega-3 é essencial para a atividade sináptica, desse modo os ratos alimentados com esse ácido-graxo foram melhores no teste.



A frutose encontrada em sua forma natural, encontrada nas frutas, não preocupa os pesquisadores. O que pode causar os distúrbios é o excesso de frutose, que pode ser encontrados em xaropes de milho e adoçantes, que são vendidos em sua forma simples e amplamente utilizados pela indústria na produção de refrigerantes e em condimentos.



O estudo foi classificado como uma novidade pelo pesquisador, pois a frutose ainda não tinha sido relacionada com danos ao sistema nervoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário