segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Água de coco

Fruto do coqueiro e da família das palmeáceas, o coco é um fruto que possui mais ou menos um milhão de espécies diferentes. Trazido pelos portugueses em 1553, o coco da Bahia é o mais comum e mais consumido no Brasil. Seu período de safra é entre os meses de janeiro e julho. Pode ser conservado por até 2 meses se mantido fechado e, quando aberto, por até 5 dias se mantido sob refrigeração. O coco verde, quando está adequado para consumo, tem a casca fibrosa, e a polpa tenra e de consistência cremosa. À medida que amadurece, a quantidade de água diminui e a polpa fica mais consistente.

A água de coco, líquido presente no interior do coco principalmente quando ele está verde, possui um sabor levemente adocicado, e um alto valor nutritivo. É rica em minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Também é fonte de carboidratos, vitamina C (excelente antioxidante), e vitaminas do complexo B. Ao contrário do que muitos pensam, possui apenas traços de lipídeos, sendo muito menos calórica que a polpa do coco e permitida para quem tem níveis de colesterol elevados.

A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico natural por ser absorvida facilmente, promovendo a recuperação durante e depois de atividades físicas, em casos de desidratação, diarréia, vômitos, fraqueza muscular, cãimbras, dores de cabeça e hipertensão, e também é um ótimo diurético.

O alimento já é encontrado também em forma industrializada, em caixinhas e garrafas. Contudo, é importante lembrar que essa forma contém conservantes e aditivos químicos, e as características nutricionais nem sempre são mantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário