segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hipotireoidismo: se não for tratado pode ter consequências graves

O hipotireoidismo é um distúrbio caracterizado por uma menor atividade da glândula tireóide, que produz hormônios responsáveis pelo estímulo do metabolismo e do trabalho celular. Portanto, a principal consequência de tal enfermidade é a redução do metabolismo, acarretando em dificuldades para perder e manter o peso corporal.


Os principais sintomas são sonolência, cansaço, perda na capacidade de raciocínio e dores musculares.


Estima-se que 6% da população mundial tenha algum grau do distúrbio. Sendo mais comum entre mulheres, principalmente após a menopausa. A alteração pode aparecer de uma hora para outra, no entanto, as manifestações são graduais.



A principal causa é uma doença autoimune, chamada de tireoidite de Hashimoto, inflamação que faz com que a glândula perca progressivamente a sua função. Além disso, há outras causas como: inflamações, tratamentos com radioterapia ou a retirada do órgão por cirurgia.


O diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue simples. E o tratamento é realizado com a reposição do hormônio T4 em dosagens calculadas de acordo com o grau da doença e o peso do paciente.


No entanto, a ausência de tratamento para o hipotireoidismo pode ocasionar sequelas bem mais graves do que a dificuldade de emagrecer e manter o peso como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose (entupimento das veias), infarto e insuficiência cardíaca.

É interessante estar fazendo dosagens hormonais para ver a possibilidade do distúrbio. Dosando vários outros hormonios além do T4, e do iodo também!

Abraços,
Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário