terça-feira, 19 de julho de 2011

NOVA PIRAMIDE ALIMENTAR, O NOVO CONCEITO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

NOVA PIRAMIDE ALIMENTAR, O NOVO CONCEITO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


A nova pirâmide alimentar como podemos observar leva em conta vários fatores que a anterior não tinha em sua composição.


Como podemos observar: na base da pirâmide temos a água e a atividade física, os cereais integrais, azeite extra virgem e gordura de origem vegetal, e olha lá no topo na pirâmide, a carne vermelha!. Que antes ficava junto ao grupo das carnes agora tem consumo esporádico.


Abaixo algumas orientações do novo conceito alimentar:

 Escolher uma dieta variada com alimentos de todos os grupos da Pirâmide;


 Dar preferência aos vegetais como frutas, verduras e legumes;


 Ficar atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural, e às preparações assadas, cozidas em água ou vapor, e grelhadas;


 Ler os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido;


 Medidas radicais não são recomendadas e os hábitos alimentares devem ser gradativamente modificados;


 Utilizar açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio com moderação;


 Consumir alimentos com baixo teor de gordura. Preferir gorduras insaturadas (óleo vegetal e margarina), leite desnatado e carnes magras;


 Se fizer uso de bebidas alcoólicas, fazer com moderação,


 Para programar a dieta e atingir o peso ideal considerar o estilo de vida e a energia diária necessária.

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