quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que é bioimpedância elétrica?

Impedância bioelétrica ou "bioimpedância" é um método não-invasivo e rápido de análise dos compartimentos corporais, especialmente massa magra e massa gordurosa. Seu princípio é a passagem de corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800 µÄ) e de alta freqüência (50 kHz) por um condutor, no caso o corpo humano. A impedância é justamente a medida da resistência desse condutor à passagem da corrente, expressa pela raiz quadrada da soma dos quadrados da resistência e da reactância associadas ao circuito.

 Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica, por conterem grande quantidade de água e eletrólitos (portanto apresentam baixa resistência). Os tecidos gordurosos e os ossos são pobres condutores e oferecem maior resistência elétrica.

Como as medidas dos compartimentos corpóreos estão sempre relacionadas entre si de alguma maneira, considera-se, atualmente, que, na verdade, a bioimpedância é um método de mensuração da água intra e extracelular.

O sistema de Bioimpedância Elétrica com eletrodos nos membros superior e inferior de uso profissional apresentam melhor acurácia que os aparelhos encontrados no mercado, sendo estes geralmente na plataforma de balanças. Nestes os eletrodos encontram-se em contato apenas com os pés (regiões plantares), passando a corrente elétrica somente pelas pernas e pela região pélvica (uma corrente toma sempre o caminho mais curto). Isto resulta em uma composição corporal deficitária devido ao fato de ignorar o tronco e os membros superiores, podendo ocorrer um exagero na proporção de água se a pessoa tem celulite (ou edemas) ao nível dos membros inferiores, ou simplesmente se a bexiga não está vazia.



.Alguns outros cuidados devem ser tomados para que o resultado de bioimpedância elétrica seja perfeito.

.......Uma boa hidratação é fundamental para um bom teste. Para isto, recomendamos


•Ingerir pelo menos 2 litros de líquido (aproximadamente 8 copos ) no dia anterior ao teste.
•Não ingerir bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem o exame.

•Não realizar exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem o exame.


•Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao teste


Tipos de bioimpedância:









Um comentário:

  1. Só fiquei confuso na "A impedância é justamente a medida da resistência desse condutor à passagem da corrente, expressa pela raiz quadrada da soma dos quadrados da resistência e da reactância associadas ao circuito."

    O resto eu gostei muito...

    Valeu

    ResponderExcluir